Coordenador : Gleyce Moreno Barbosa
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389962.2199.219332.24022023
Departamento/Setor: MTC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Neste projeto, as inscrições serão realizadas através de formulário eletrônico, divulgado através de mídias digitais. Como público alvo, serão priorizados indivíduos inscritos no projeto externos a UFF, que apresentem menor renda, e idosos, que normalmente utilizam muitos medicamentos (polifarmácia). No caso de preenchimento das vagas por estes grupos prioritários, as demais vagas serão destinadas aos demais indivíduos inscritos.
Local de atuação: As atividades do projeto estão sendo realizadas na modalidade online, havendo perspectiva de expansão para a modalidade presencial no ano de 2023.
Objetivo
Objetivo geral: - Promover o cuidado farmacêutico a indivíduos da comunidade interna da UFF e da comunidade externa, no formato online ou presencial, a fim de realizar o processo de acompanhamento e acolhimento. Objetivos específicos: - Realizar a atenção farmacêutica, através do acompanhamento farmacoterapêutico. - Promover ações de cuidado farmacêutico, realizando orientações referentes ao autocuidado em saúde relacionado às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. - Promover o cuidado através de PICS específicas, como terapia floral e reiki, nos casos em que houver necessidade. - Desenvolver um protótipo de caixa organizadora de medicamentos por impressão 3D, a fim de disponibilizar aos participantes do projeto. - Promover e despertar o interesse de alunos de graduação em Farmácia para atuarem na área de cuidado farmacêutico.
Resumo
A pandemia de COVID-19 proporcionou impacto significativo e alterações importantes na rotina da população mundial, afetando a saúde física, mental e emocional. Com isso, novas estratégias foram desenvolvidas, incluindo este projeto, a fim de possibilitar o acompanhamento da saúde dos indivíduos. Neste contexto, está o profissional farmacêutico, que realiza o acompanhamento direto dos pacientes através da atenção farmacêutica, realizando a avaliação da terapia medicamentosa, além de promover estratégias de cuidado em saúde. As atribuições do farmacêutico ampliaram nos últimos anos, com as resoluções do Conselho Federal de Farmácia referentes a sua atuação clínica. Mesmo com a finalização do distanciamento social, esta proposta é relevante, considerando a expansão do uso de tecnologias para o cuidado em saúde, e considerando que os indivíduos ainda apresentam alterações na saúde física, mental e emocional decorrentes do período de pandemia. Portanto, o objetivo deste projeto consiste em realizar o acompanhamento dos pacientes através do cuidado farmacêutico, visto que este profissional é reconhecido como o profissional do medicamento, e sua atuação clínica vem aumentando nas últimas décadas. Dessa forma, o projeto visa contribuir com a sociedade, e também visa despertar o interesse de alunos de graduação em Farmácia nesta área de atuação.